19/07/2023 às 14h29min - Atualizada em 19/07/2023 às 14h29min

Campanha de testes rápidos de Hepatite B e C

Redação
https://osasco.sp.gov.br/julho-amarelo-osasco-realiza-testes-rapidos-de-hepatite-b-e-c/

Secretaria de Saúde
A Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Saúde, está realizando uma campanha de testes rápidos de Hepatite B e C, além da atualização vacinal contra Hepatite B e A, como parte das atividades do Julho Amarelo de Luta Contra as Hepatites Virais. A ação acontece de 24 a 28 de julho em todas as UBSs e CAIs da cidade.

A campanha é uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o Rotary Club de Osasco e o Rotary Club Satélite de Osasco - Vila São Francisco.


As hepatites virais são um grave problema de saúde pública e, na maioria dos casos, são assintomáticas. No Brasil, as hepatites mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem também os vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, mas mais comum na África e na Ásia. As infecções causadas pelos vírus B ou C frequentemente se tornam crônicas.

Consforme a Organização Mundial da Saúde, cerca de 240 milhões de pessoas têm infecção crônica pelo vírus B, sendo responsável por 47% das mortes relacionadas às hepatites virais. Além disso, outras 150 milhões de pessoas têm infecção crônica pelo vírus C, responsável por 48% das mortes por infecções desses vírus. As hepatites virais causam aproximadamente 1,4 milhão de mortes anualmente no mundo todo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada. A taxa de mortalidade é comparável ao HIV e à tuberculose.

Além dos testes rápidos, a campanha também inclui a atualização vacinal contra a Hepatite A e Hepatite B. O calendário vacinal recomenda duas doses da vacina contra Hepatite A com um intervalo de seis meses, sendo a aplicação rotineira recomendada aos 12 e 18 meses, ou o mais cedo possível caso a vacinação não ocorra nessas idades recomendadas. Já a vacinação contra a Hepatite B consiste em três doses, com intervalos de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, e 180 dias entre a primeira e a terceira dose. O esquema de vacinação atual é realizado aos 2, 4 e 6 meses com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP).

Para mais informações sobre os horários de atendimento das UBSs e CAIs, você pode acessar o site www.saude.osasco.sp.gov.br.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brzerodois.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp