07/08/2023 às 16h55min - Atualizada em 07/08/2023 às 16h53min

O que avaliar na hora de demitir um colaborador?

Sua imprensa

Sua imprensa

Agência especializada em distribuição de conteúdo online

Tomar decisões difíceis faz parte do dia a dia de quem conduz um negócio. Demitir um funcionário é uma ação por muitas vezes, embaraçosa, mas que em alguns casos, pode ser necessário para o crescimento saudável da empresa.

Se você é empresário ou trabalha no departamento pessoal de alguma empresa, o sentimento de dúvida na hora de fazer um desligamento é algo comum que ronda as emoções na delicada tarefa de demitir um funcionário.

Pensando em você, escrevi uma matéria curta e objetiva para que possa aplicar em imediato.

Vamos lá?

Hoje, vamos abordar dois pilares fundamentais que devem ser avaliados antes de tomar a decisão de deligar um colaborador e esses pilares são fundamentados na aceitação da cultura organizacional e a expertise do colaborador.

Baixa aceitação da cultura organizacional: Uma cultura sólida é o alicerce que sustenta uma empresa. Se um colaborador apresenta dificuldades em se alinhar aos valores, missão e visão da organização, pode criar desequilíbrios e prejudicar o ambiente de trabalho. Observem se o colaborador demonstra respeito pelos princípios da empresa e se sua atuação contribui para a harmonia do time.

Antes de decidir pela demissão, opte por fazer um alinhamento individual com esse colaborador. Apresente de forma clara e concreta os valores, a missão e o propósito da empresa. Ter um plano de desenvolvimento de carreira conectada a cultura da organização é um diferencial competitivo grande para o colaborador. Então, opte por fazer esse alinhamento antes de decidir pelo desligamento.

Baixa expertise e know-how: Para que a empresa alcance seus objetivos, é fundamental contar com profissionais qualificados e experientes. Quando um colaborador apresenta desempenho abaixo do esperado e não demonstra progresso na aquisição de habilidades necessárias para sua função, é preciso refletir sobre seu papel na equipe.

A solução para um baixo desempenho e expertise é treinar esse colaborador. Se você avalia que esse funcionário tem atitude para desenvolver as habilidades e competências necessárias para aumentar o seu desempenho, ofereça a ele opções de aprendizado e o seu suporte como mentor nessa caminhada

Esses são dos dois pilares com mais pesos em minha avaliação, na hora de decidir em desligar colaboradores. Se foi feito alinhamento dentro da cultura e foi oferecido o desenvolvimento das competências e mesmo assim, o resultado não é o esperado, com toda a segurança eu digo que a melhor decisão é fazer a promoção desse funcionário para o mercado. 

Gosto de dizer que não existe o colaborador errado ou a empresa errada. Existe o perfil certo que está no local divergente de suas aptidões e individualidades inegociáveis. 

Lembre-se: demitir um colaborador não deve ser visto como uma punição, mas sim como um passo em direção à construção de uma equipe mais alinhada.

Avalie com cuidado, converse com sua equipe e busque aconselhamento se necessário. A gestão de pessoas é um desafio, mas ao realizar esse processo com empatia e responsabilidade, você estará fortalecendo a cultura da sua organização e abrindo caminho para um futuro mais promissor.
Link
    Leia Também »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brzerodois.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp