21/05/2024 às 21h07min - Atualizada em 21/05/2024 às 21h07min

Gruta Casa de Pedra

Iporanga, Brasil

Redação

redação
Com 705 pés de altura, a "Casa de Pedra" do Brasil é a maior boca de caverna do mundo. 

O BRASIL NÃO É NOTÁVEL APENAS por seu litoral; suas cavernas podem ser igualmente belas e surpreendentes. Algumas também quebram recordes mundiais, como a Gruta Casa de Pedra, a maior abertura de caverna do mundo. Com cerca de 705 pés de altura, o portal gigante da caverna é impressionante e majestoso. É tão grande que poderia facilmente engolir a Trump Tower, um arranha-céu de 58 andares.


A Gruta Casa de Pedra está localizada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), um patrimônio mundial simplesmente deslumbrante. Uma visita irá revelar incrustações de calcário, rios e cachoeiras, dunas, curiosas formações geológicas, piscinas naturais imaculadas, uma reserva biodiversa de fauna e flora e horizontes brincando com o infinito.

O parque nacional foi criado para proteger a área montanhosa da exuberante Mata Atlântica. Possui mais de 350 cavernas (apenas algumas estão abertas à visitação), o que a torna uma das maiores concentrações de cavernas do mundo. As cavernas são de rara beleza em meio ao verde luxuoso da Mata Atlântica, uma joia geológica para amantes da natureza e fotógrafos, além de espeleólogos.

A Casa da Pedra não é a gruta mais visitada do parque, mas para quem faz a caminhada o espetáculo vale a pena. O portal de tamanho recorde ilumina o salão principal da caverna, que se estende por mais de 2.700 metros de comprimento. Um rio forte atravessa parte do fundo da caverna, enquanto as encostas íngremes são ladeadas por grandes estalactites e estalagmites com centenas de anos.

Saiba antes de ir
A abertura da caverna está localizada próximo ao núcleo da Casa da Pedra (centro de visitantes), um dos quatro centros de visitantes do parque nacional. Da vila colonial de Iporanga até o centro são cerca de 16 quilômetros de carro, por uma estrada de terra que atravessa diversas pontes de madeira. Do centro de visitantes é possível fazer uma trilha de caminhada (acompanhada de guia local) em direção ao núcleo dos Caboclos, que passa pela entrada da caverna. Vale ficar pelo menos três ou quatro dias no parque – e investir em bons calçados para caminhada.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brzerodois.com.br/.
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp